Serviços

Orçamentos

Nenhum empreendimento é igual ao outro, por isso é importante dar atenção exclusiva a cada orçamento e fazê-los de forma detalhada e correta. Um estudo recente realizado pela consultoria Deloitte junto a construtoras aponta o desvio médio de 21,7% entre o orçado e o custo real de uma obra. Isso se deve à falta de atenção com o orçamento de obra. Veja 5 vantagens que sua empresa tem ao se empenhar e fazer uma planilha de orçamento de obra com mais cuidado:

1) Torna o planejamento da obra muito mais assertivo
Com os gastos controlados fica muito mais fácil distribuir as tarefas e organizar as compras de acordo com o tempo. Sem o levantamento dos quantitativos, a tarefa de planejar é quase impossível.

2) Permite a criação de uma boa base de insumos e composições
Com a experiência de criar vários orçamentos você consegue perceber padrões.Dessa forma, acaba por criar uma base de insumos e de composições que se repetem nos vários empreendimentos da sua empresa. O importante nesse sentido é definir quando usar essas informações que vêm com a experiência e quando fazer composições novas.

3) Gera um maior controle no canteiro de obras
O canteiro de obras é o centro nervoso de qualquer empreendimento, e por isso é importante manter o controle do que acontece por lá. O orçamento de obra é a base para que isso aconteça, pois é a partir dele que se tem a noção dos materiais,horas de trabalho, horas/máquina e outros custos que vão incorrer na obra. Tudo isso é essencial para fazer uma boa gestão de obra.

4) Garante mais rentabilidade das vendas
Essa vantagem é a mais simples possível: quanto menos você gasta, mais lucro tem. Organizar os custos e evitar compras desnecessárias, equipes paradas, o uso de horas de máquina além do necessário, tudo isso influi no seu lucro direto no final.

5) Resulta em credibilidade e confiança do mercado
Uma empresa bem organizada e com processos bem definidos ganha valor em relação aos concorrentes. Seus fornecedores, trabalhadores e clientes percebem facilmente quando o orçamento é levado com seriedade, pois os trabalhos acabam ficando mais organizado. É importante passar uma boa percepção para todas essas pessoas envolvidas com a sua obra, assim a sua empresa ganha em confiança.